Gostaríamos de transmitir algumas informações pertinentes ao serviço prestado pela nossa empresa quando há um contrato de hospedagem de site https://hospedagem10.com.br.
Nosso contrato faz referência ao serviço de Hospedagem de Site do Contratante. Entende-se por tal serviço a disponibilização de um espaço em nosso servidor de internet (computador ligado diretamente à internet com funcionamento em tempo integral e capacidade de servir páginas de internet para hospedar o site do contratante). O serviço prestado portanto é de manter funcional o servidor de internet com espaço e capacidade computacional para ser acessado por visitantes pela internet.
Nosso servidor Linux conta com servidor web (Apache), aplicação em PHP 7.4, banco de dados MySQL, servidor de E-mails com capacidade de criar e-mails, enviar, armazenar e receber mensagens eletrônicas. Todo esse grupo de serviços é inerente ao servidor e ao contrato firmado.
De nossa parte acrescentamos a todos os contratos de hospedagem uma aplicação em código aberto (open source) para gerenciamento de conteúdo do site conhecido como WordPress. Não há nenhuma obrigatoriedade de utilização do aplicativo disponibilizado, podendo o mesmo ser apagado da conta do contratante pelo mesmo a qualquer momento.
O WordPress é um CMS (Content Management System – Sistema de Gerenciamento de Conteúdo) desenvolvido por uma das comunidades de desenvolvedores mais atuantes e organizadas do mundo computacional, tendo diversos sites, cursos, grupos de discussão e milhões de sites com uso diário da ferramenta. Por isso mesmo, disponibiliza mais de mil modelos de tema gratuitos onde o administrador do site pode escolher a aparência e as funcionalidades que deseja utilizar no seu site. Também possui temas e plug-ins desenvolvidos por programadores/designers que o contratante pode comprar, instalar e utilizar em seu site tendo então uma aparência e funcionalidade completamente exclusiva. Basta pesquisar na internet, encontrar o modelo de tema desejado, comprar e instalar diretamente no painel administrativo do próprio site da contratante. Portanto, o WordPress é totalmente configurável pelo usuário.
O serviço de e-mail disponibilizado é parte do serviço de hospedagem. Temos um servidor para controlar, criar contas de email, receber, enviar e armazenar mensagens com arquivos anexados e demais funcionalidades já conhecidas de qualquer serviço de email.
Agora vamos entender com funciona tecnicamente um servidor de internet para um domínio (site) com e-mails e páginas dinâmicas (PHP) vinculados a um banco de dados (MySQL):
Ao contratar o serviço, o contratante, seja ele entidade pública, privada ou pessoa física, deve possuir um domínio (endereço de site, ex.: cmmunicipio.uf.gov.br) e deve direcioná-lo para o servidor da S & K Soluções Digitais. Esse direcionamento é feito pelo contratante informando em seu registrador de domínio pelos DNS’s( Domain Name Service) do servidor da S & K Soluções Digitais. Importante informar que a S & K Soluções Digitais não tem como controlar esse direcionamento. Nesse momento, a S & K Soluções Digitais é parte passiva. A ação única que fazemos é configurar no nosso servidor uma conta de usuário com um domínio (o site do contratante) configurado para receber os arquivos enviados pelo contratante por meio próprio dele. No mesmo momento, configuramos um banco de dados MySQL com endereço, usuário e senha para acesso por meio próprio do contratante. Também fica por conta da S & K Soluções Digitais a configuração de um usuário sFTP com endereço, usuário e senha para acesso e envio dos arquivos desejados pelo contratante. Como dito anteriormente, a S & K Soluções Digitais deixa uma instância do WordPress pré-instalado no servidor de forma que o contratante não precise fazê-lo manualmente. Com isso, o contratante também recebe uma conta de usuário, senha e endereço de acesso ao painel de administração do WordPress dentro do domínio contratado.
Desse ponto em diante, a obrigação contratual da S & K Soluções Digitais é manter todos os serviços ativos durante todo o período de contratação dos mesmos.
Independente de qualquer comunicado, ao fim do período contratado, o servidor da S & K Soluções Digitais será desativado para a conta contratada. Caso o contratante deseje seguir com o contrato, precisamos que o contratante comunique seu desejo para que possamos aditivar o contrato antes do término do mesmo, configurando um novo período no servidor para que o mesmo não seja desativado automaticamente.
Caso o contrato não seja aditivado, antes de desativar o serviço, o servidor fará uma cópia de segurança de todos os arquivos, banco de dados e contas de emails existentes no servidor. Disponibilizará um link para download dos mesmos e manterá esse link ativo durante um período de 15 dias após o término do contrato. Fim desse período, os arquivos de backup (cópia de segurança) serão apagados do servidor sem nenhuma possibilidade de recuperação posterior. Observe que a S & K Soluções Digitais não pode se responsabilizar por compatibilização entre nossos servidores e servidores de terceiros para os quais o serviço de hospedagem possam ser migrados ao término do contrato em questão. E assim sendo, todas as contas criadas em nossos servidores precisam ser recriados no novo servidor que podem ou não importar as cópias de segurança que disponibilizamos ao final do contrato.
A S & K Soluções Digitais, no intuito de colaborar com os contratantes, faz o serviço de publicação de conteúdo dentro do WordPress para os contratantes que não possuam pessoa qualificada para tal ação. Esse serviço de publicação não está coberto pelo contrato de Hospedagem firmado entre as partes. Mas a S & K Soluções Digitais entende que essa ação é interessante para o contratante, pois facilita a atualização dos conteúdos publicados pelo contratante em seu site e evita que a entidade precise treinar e qualificar um funcionário para tal necessidade. Importante frisar que a S & K Soluções Digitais não se responsabiliza pelo conteúdo publicado. A responsabilidade segue do contratante que nos envia o conteúdo.
A S & K Soluções Digitais também disponibiliza uma ferramenta de solicitação de suporte por onde os contratantes podem abrir chamados e solicitações para o serviço contratado e acompanhar sua solicitação através de um ticket individual para cada solicitação registrando cada ação realizada, quem realizou, quando realizou e assim ter todo um registro do que foi solicitado e como o procedimento foi realizado.
Alguns cenários que podemos desenhar a partir das informações citadas anteriormente:
1 – O contratante segue o fluxo de ações determinado aqui e aceita enviar seu conteúdo para publicação através do email da S & K Soluções Digitais. Nesse caso, o contratante tem um email para enviar seu conteúdo para a S & K Soluções Digitais. Ao enviar seu conteúdo, a S & K Soluções Digitais faz a compatibilização do conteúdo enviado com o formato de um site e publica o conteúdo em 24 horas após o recebimento do email e envia o link da publicação para o email do solicitante; O contratante precisa criar uma nova conta de email. Basta solicitar a criação da nova conta pelo email disponibilizado para tal e a S & K Soluções Digitais criará tal conta e enviará as senhas de acesso como resposta do email;
2 – O Contratante deseja controlar completamente sua conta de domínio em nosso servidor: Nesse caso, o contratante vai receber o link, usuário e senha do administrador do WordPress, o link, o usuário e a senha do Usuário de sFTP; link, usuário e senha do Banco de Dados; Com essas senhas, o contratante terá capacidade de manipular diretamente os arquivos do site, os registros do banco de dados e controlar todo o conteúdo, aparência e funcionalidade do WordPress; Dessa forma, a S & K Soluções Digitais se isenta de qualquer responsabilidade por publicações, acessos ou mau uso das funcionalidades de tais ferramentas; Entende-se que nesse caso, o contratante saberá como administrar seu domínio com o WordPress, inclusive para apagá-lo e instalar outra ferramenta qualquer em seu lugar ou utilizar o WordPress com outras ferramentas no mesmo domínio. O contratante também saberá administrar seu banco de dados, inclusive para criar novas tabelas ou excluir tabelas e dados nela existentes. Ou mesmo administrar os arquivos existentes no servidor, inclusive para apagá-los, recriar, baixar ou enviar novos arquivos. Portanto, todas as ações passam a ser de responsabilidade do contratante. Da parte da S & K Soluções Digitais fica somente a responsabilidade de manter o servidor funcional com banco de dados, acesso sFTP e HTTP(S), recebimento, envio de emails bem como criação e exclusão de contas de email; Todas as solicitações de intervenção da S & K Soluções Digitais devem ser feitas através de nosso suporte para que fiquem registradas em nossos controles.
Temos um programa de suporte (HESK) que pode ser instalado no nosso servidor para o contratante para que seja usado como suporte do contratante com seus clientes/visitantes. Da mesma forma, usamos um programa gratuito ( o mesmo programa de nosso suporte) que instalamos e configuramos com as informações dadas pela entidade contratada, e portanto, da mesma forma, são responsabilidade da entidade contratada dar resposta às solicitações feitas pelos clientes/visitantes em tal programa.
Esclarecemos também que nosso interesse é manter e auxiliar todos os nossos contratantes no que nos é pertinente e possível de ser feito. Queremos sempre auxiliar em todos os serviços mesmo não sendo nossa obrigação, mas que podem ajudar o contratante no seu processo de manter o site funcionando.