Muitas vezes sabemos como está o site através da hospedagem contratada para manter o site no ar. Porém, a hospedagem só cuida dos arquivos do site. O nome dele (domínio) é um registro único em toda internet e tem um controle feito por entidades em diversos lugares do mundo.  Essas entidades são responsáveis por informar aos programas de navegação na internet, conhecidos como browsers, em qual computador o endereço daquele site pode ser encontrado. A esse serviço de descobrir o endereço de um domínio na internet chamamos de DNS. Quem controla esse serviço troca o nome do seu site por uma sequência números que identifica o computador servidor onde o site está hospedado.

Essas entidades de controle de domínios fazem a venda do nome do site de acordo com suas próprias percepções de valor. Assim, alguns endereços são mais caros e outros mais baratos. Depois que você compra o seu domínio, você vai precisar contratar uma hospedagem para manter seu site no ar e informar à entidade de registro os DNS’s do serviço de hospedagem para que a entidade de registro passe a informar esse dado aos navegadores que solicitem o destino do site.

Mas como saber a situação do meu domínio?

Inicialmente a gente visita o site pelo navegador. Se ele está funcionando, ele vai aparecer normalmente. Se ele não for encontrado pelo navegador, podemos ter 2 situações mais comuns sobre domínios. 1 – O hospedeiro não foi pago e parou de servir site. 2 – O domínio não foi renovado e a entidade registrante deixou de informar sobre o site e pode até voltar a vender o site para outro cliente. Mas para sabermos detalhes sobre esse registro do site, precisamos pesquisar nas entidades de registro. Elas informam quem é o proprietário do domínio, até quando ele está válido, quando será preciso renovar o registro, qual o servidor onde o mesmo está hospedado e assim por diante. Se o site termina com ‘.br’, a entidade de registro é o CGI.Br (comitê Gestor de Internet – Brasil) e a forma mais rápida de saber como o site está é visitando o serviço de WHOIS do registro.br no link: https://registro.br/tecnologia/ferramentas/whois/. Estando no link, digite o nome do seu site sem o ‘http:// www.’ do início. Digitando o enter, o sistema pesquisa em seu banco de dados e mostra um relatório detalhado da situação do site. A informação sobre onde está o site fica no dado referente aos servidores de DNS. Outra informação importante é a data de Expiração do registro. Até essa data será preciso solicitar a renovação do registro, pagar o valor da anuidade do mesmo para poder seguir utilizando o mesmo endereço para o período seguinte. Caso o dono não renove esse registro, após um tempo, o mesmo volta para a disponibilidade e qualquer outra pessoa ou empresa pode comprar o domínio e utilizá-lo da forma que desejar.

Mas e se meu domínio não termina em ‘.br’? O melhor endereço de pesquisa é o https://lookup.icann.org/. Obviamente o site está em inglês e as informações são praticamente as mesmas do registro.br, porém, em inglês. De qualquer forma, os NAMESERVERS e o Registry Expiration são informados com os dados sobre onde o site está e até quando ele está registrado antes de ser colocado novamente para venda.

Uma informação interessante é que os nameservers podem ser números que identificam o computador ou podem ser outros nomes. isso acontece porque alguns computadores trocam de IP (Internet Protocol) de tempos em tempos e para que os domínios não desapareçam, os serviços utilizam de nomes para redirecionar o domínio para o computador correto.

Para saber se seu site está hospedado em nossos servidores, será preciso realizar uma ação em nosso computador.

1 – Clicar no botão iniciar do windows e digitar CMD e depois dê enter.

Isso vai abrir uma janela de comandos onde faremos o próximo comando para descobrir o que queremos;

2 – digitar tracert <nome do site> e dar enter. Exemplo: tracert hospedagem10.com.br

Com esse comando, o computador vai traçar uma rota entre seu computador e seu site. Em no máximo 30 passos ele deve encontrar o computador onde seu site está hospedado. No último dos passos, o endereço deve terminar em amphibius.dreamhost.com ou rufus-king.dreamhost.com . Se terminar com qualquer desses nomes, o site está na hospedagem 10.

Se isso acontecer, é nossa responsabilidade servir as páginas do seu site para a internet.  E é sua responsabilidade cuidar de manter o pagamento da anuidade de hospedagem em dia para que o serviço não seja descontinuado. Também não faz parte de nossa obrigação cuidar de registrar seu domínio na entidade de registro nem pagar pela renovação do domínio junto aos registrantes.

Mas se o site não for localizado nos registrantes, nem no registro.br, nem icann? É bem provável que o site tenha expirado e retirado do ar pelo registrante. Algum tempo depois, o registrante vai colocar o domínio novamente para venda. Nesse momento, quem for mais rápido no gatilho compra o endereço e passa a controlar o destino do site.

E o que acontece com os arquivos que estavam no site quando ele esteve na hospedagem 10? De acordo com nosso contrato de hospedagem, os arquivos e bancos de dados do site são guardados em nossos servidores até o término do contrato. Após o término, matemos os arquivos por mais 15 dias após os quais os arquivos são apagados sem possibilidade de recuperação posterior. Portanto, a não renovação de hospedagem deixa uma janela de apenas 15 dias para que se solicite através do suporte pelos arquivos existentes no servidor.